Falar sobre as pregações dos púlpitos brasileiros Claro que eu não tô generalizando mas as pregações que mais me incomodam nos púlpitos brasileiros.
Fica melhor assim eu quero começar olhando com você para a situação da pregação da Igreja Evangélica brasileira por um lado nós temos motivos para ficarmos animados já ouvi diversos.
Pregadores dizendo E concordo com eles que os jovens estão com um interesse renovado pelas doutrinas das escrituras sagradas e a maioria deles também valorizando a pregação expositiva Porque.
Eles estão vindo pregadores expositivos homens de Deus que abre as escrituras explicam o texto que leram e aplicam para Nossa geração por um lado a realidade do púlpito da.
Igreja brasileira é bastante animadora mas por um outro lado o que nós vemos nos cultos de uma forma geral não nos anima pelo contrário nos preocupa Então quais são as diferenças de pregações em.
Muitos púlpitos brasileiros algumas das características do público brasileiro que eu gostaria de mostrar para vocês que são alarmantes começa na pregação lsr leitura sem retorno é quando o.
Pregador abre a Bíblia ler o texto e nunca mais durante a sua pregação volta para o texto é aquela pregação que usa as escrituras apenas como um caminho introdutório para a mensagem você fica.
Se perguntando porque ele escolheu aquele texto como introdução para mensagem dele porque você não consegue enxergar nenhuma conexão entre o texto e o.
Restante da pregação dele então você vai se perguntar por que que ele escolheu esse texto é óbvio porque o texto serviu apenas de introdução e não como base para a pregação.
Lsr leitura sem retorno ou seja Lê o texto mas não volta mais para o texto e por que o pregador Leia um texto e não volta mais para ele às vezes a introdução da sua pregação é muito longa.
- Cuide da Sua Família - Dra. Rosana Alves
- Cláudio Duarte O SENHOR ESTÁ NO CONTROLE Vida de fé
- Não andeis ansiosos Rev. Hernandes Dias Lopes
Então ele fala mais dos Capítulos
Anteriores do que propriamente do texto lido por que que ele não volta mais para o texto porque ele se distrai ele se distrai com algumas palavras da sua.Própria introdução se distrai com o que acontece no culto e ele não tem uma base sólida todo da Bíblia das doutrinas da Bíblia que lhe alimentam a ao ponto de te dar conteúdo para explicar apenas o.
Texto que ele leu então ele precisa inventar cataram alguns textos desconectados não para ganhar o coração do ouvinte mas simplesmente para ganhar tempo.
Uma outra pregação muito comum nos púlpitos brasileiros é aquela pregação de novo é uma pregação do texto mas é a pregação das ideias do autor é usar o texto para provar a tese que o pregador.
Tem fruto daquele pensamento muito comum infelizmente entre os pregadores que diz coisas do tipo eu já sei o que vou pregar esse domingo Só preciso achar um ou dois textos que.
Confirmam o que eu tô pensando textos para basear em a minha mensagem entendeu ele não abriu a Bíblia para tirar uma mensagem ele já tem a mensagem na mente e quer encaixar na Bíblia.
Aquilo que ele pensou isso é muito comum entre os pregadores que pregam mensagens temáticas sem ter estudado a teologia bíblica viciaram apenas na teologia sistemática a maioria.
Dos que pregam não todos a maioria dos que pregam mensagens temáticas eles dão um tema e fortalece aquele tema usando textos amor aí pega o amor no antigo testamento e o.
Amor Um Novo Testamento contra umas três quatro histórias sobre amor e às vezes o contexto dos Amores dos textos que ele leu não são base para confirmar o tema que ele deu.
A intenção original do autor que
Escreveu os textos que ele usou como base não era para falar sobre o tipo de amor que ele tá falando deu para mim entender então às vezes o camarada tá no.Trânsito e pensa um carro passou o Velozmente ao lado dele Vrum e chegou lá na frente levou uma multa é rapaz eu vou pregar sobre a pressa tem que ter um texto na Bíblia para eu basear minha.
Pregação sobre pressa ah Jesus disse Zaqueu desce depressa ontem a palavra pressa mas não tem nada a ver com o resultado negativo que ele acabou de ver com velocidade e.
Pressa agora em igrejas acostumadas com sermões expositivos onde os pastores conhecem a teologia.
Bíblica elas não receberam esse tipo de mensagem com facilidade existem outros problemas nas pregações de alguns púlpitos brasileiros que muitas vezes também são encontradas em igrejas.
Reformadas Presbiteriana até mesmo em púlpitos que pensam estar seguindo a pregação expositiva uma delas é a pregação que mais parece um comentário exegético Ou.
Seja você tem ali uma explicação do texto um comentário sobre o texto eles até pregam lendo mas aquele pregador parece mais está pregando para professores ou alunos de seminário do.
Que para uma igreja reunida e os próprios pregadores reformados criticam essa postura esse tipo de mensagem tem ensino mas como disse Santo Agostinho ela não tem deleite não tem.
Convencimento ela só tem ensino martelo de Johnny certa vez disse que não tem paixão Então não é pregação muitas das pregações hoje em dia que são até mesmo intituladas e rotuladas de pregação.
Expositiva na verdade não passo de comentários bíblicos falados onde não existe aplicação não existe paixão por parte daquele que comunica e apenas existe ali um comunicar frio e seco de.
Uma verdade de um ensino a pessoa escutou e disse ok legal gostei vou para casa um outro erro muito comum inclusive nas igrejas pentecostais eu já preguei esse tipo de.
Mensagem e é onde esse tipo de mensagem são mais pregadas sabe qual é essa mensagem que eu tô falando a mensagem moralista a pregação moralista É aquela em que o pregador apenas diz o que a.
Igreja deve fazer ou não deve fazer é uma pregação cheia de faça isso mas não faça aquilo mas não me ensina da igreja onde ela vai encontrar poder para obedecer as ordens de Deus é o pregador.
Que fecha o atalho do erro mas não mostra o caminho para o acerto Brian chapéu tem um artigo em que ele fala sobre alguns insights dos teólogos da confissão de Westminster para pregadores.
Atuais e Nesse artigo ele fala o seguinte a pregação que exorta mudança comportamental ou retidão moral separado da dependência da Graça apenas encoraja as pessoas a serem reprovadas por Deus.
Ou seja a pregação moralista que diz que você consegue obedecer e ser santo pelas suas próprias forças que foca apenas na sua mudança de comportamento apenas na retidão moral Está incentivando algo que.
Lá na frente vai ser reprovado por Deus uma vida legalista uma vida onde você tenta obedecer a Deus pelo seu próprio esforço pela sua força de pela sua carne e não pela dependência da Graça qual é o.
Resultado de todas essas mazelas no púlpito brasileiro para mim é aquilo que Oséias falou no Capítulo 4 Versículo de número 6 diz assim o meu povo é destruído por falta de conhecimento.
Porque você rejeitou o conhecimento Eu também te rejeitarei para que tu não sejas sacerdote Diante de Mim visto que te esqueceste da lei do teu Deus também eu me esquecerei dos teus filhos Então.
Muitos liderados estão sendo desprezados por Deus porque estão fazendo ou tendo uma vida reprovada por Deus pelas pregações de seus sacerdotes de seus ministros que desprezam o conhecimento.
De Deus que é o conhecimento da palavra de Deus então você pregador vai ser rejeitado por Deus e aqueles a quem você ensina também serão rejeitados por Deus serão rejeitados por Deus tanto você.
Quanto eles porque tanto você quanto eles rejeitaram o verdadeiro conhecimento o estudo da palavra de Deus principalmente sobre a pregação baseado em Oséias 4 você percebe que quando os.
Líderes do Povo de Deus que deveriam estar levando ao povo de Deus a Palavra de Deus nutrindo esse povo para que continuem na presença de Deus quando eles.
Negligenciam e rejeitam o conhecimento Esse povo é destruído por falta de conhecimento se você se auto intitula pregador e não estuda abra a mão desse título pelo amor de Deus.
Marte e Lord Jones um grande pregador e um grande pastor em seu livro pregação e pregadores diz o seguinte quando nos é dado a contemplar uma visão panorâmica da história da igreja.
Se torna e evidente que os períodos e Eras de decadência sempre foram épocas de declínio da pregação aí ele pergunta o que é que sempre pressagia ou seja vem antes de uma reforma ou de um.
Reavivamento é a renovação da pregação ele mesmo responde eu quero que você entenda melhor o que marteloide Jones disse quando se estuda a história da igreja os maiores períodos de decadência.
E fracasso espiritual é confirmado que esses períodos são realidade quando a pregação na igreja declina aí ele faz uma pergunta mas não foram esses tempos que pressagiaram Ou.
Seja que anteciparam que mostraram a necessidade de uma reforma e de um reavivamento então queridos o período que nós estamos enfrentando no Brasil anuncia que é chegada a hora de uma.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=62An7gaQpSg
Postar um comentário